Confira cinco exemplos extremamente comuns.
1. RUÍDO AGUDO DA PASTILHA DE FREIO: incomoda e aumenta de
acordo com o uso.
Aquele barulho fininho e irritante que aumenta
progressivamente enquanto você freia pode indicar um desgaste excessivo das
pastilhas de freio, que precisam ser trocadas para evitar danos aos discos --
caso isso ocorra, um ruído metálico originado pela atuação da pinça de freio
diretamente no disco é o próximo sinal, situação que pode ocasionar até mesmo
falhas no sistema.
2. LUZ DA INJEÇÃO ACESA: pode indicar bicos sujos ou até
combustível adulterado
Alguns carros ficam constantemente com a luz piloto da
injeção eletrônica acesa. Trata-se de algum alerta sobre algum parâmetro fora
dos limites no funcionamento do sistema de injeção. Apesar de não ser um
problema relativamente grave, essa luz não deve permanecer acesa por muito
tempo.
Entre as maiores causas, estão combustível adulterado,
falhas nos sensores ou até mesmo sujeira nos bicos injetores. Recomenda-se
fazer uma leitura do sistema com a utilização de um scanner específico. A falha
ainda pode ser na própria programação eletrônica da injeção, embora esta chance
seja bem mais remota.
3. RADIADOR FREQUENTEMENTE EM AÇÃO: falta água... ou o motor
esquentou demais
Muitas vezes o motor aquece mais do que o necessário e a
ventoinha do radiador precisa funcionar a todo vapor. Para isso, ela depende da
água do reservatório, o "líquido de arrefecimento". O problema
acontece porque esse tanque pode não estar com a quantidade de água suficiente
para resfriar o motor, fazendo com que o sistema comece entrar em ação
repetidamente, sem sucesso.
Além da falta de água, a não circulação correta do fluído pode acontecer em função de problemas na bomba-d'água e/ou na válvula termostática, mas é mais comum que haja vazamentos quando há falha nas mangueiras, rachaduras no próprio tanque (comum em carros mais velhos) ou até um erro de vedação na tampa do compartimento. Até mesmo o sensor de identificação de temperatura pode comprometer o resfriamento.
Além da falta de água, a não circulação correta do fluído pode acontecer em função de problemas na bomba-d'água e/ou na válvula termostática, mas é mais comum que haja vazamentos quando há falha nas mangueiras, rachaduras no próprio tanque (comum em carros mais velhos) ou até um erro de vedação na tampa do compartimento. Até mesmo o sensor de identificação de temperatura pode comprometer o resfriamento.
Caso o volume da água esteja normal e o exaustor insista em
continuar funcionando exageradamente, é altamente recomendado levar (ou até
mesmo guinchar) o carro a um mecânico, pois superaquecimento pode fazer com que
o motor chegue à fundir.
4. MAU-CHEIRO DO AR-CONDICIONADO: está na hora de trocar o
filtro
Com a regularidade com que o brasileiro utiliza o
ar-condicionado, principalmente em cidades mais quentes, é comum um mau-cheiro
invadir o interior do carro depois de algum tempo de uso -- este odor
desaparece após alguns segundos, assim que os ocupantes "se
acostumam". "O causador do odor pode ser o acúmulo de pó nos dutos
internos de ventilação ou a saturação do filtro anti-pólen, que tem função de
filtrar impurezas do ar captado pelo veículo", avisa Burin.
Recomenda-se trocar o filtro em toda revisão realizada na
concessionária, pois seu custo de substituição é relativamente baixo, e fazer
serviços especializados de higienização (em muitos deles os dutos são até
desmontados para a limpeza).
5. VOLANTE TORTO: pneus desalinhados ou falha na própria
caixa de direção
Quando o volante estiver torto ou puxando para um dos lados,
mesmo que o carro rode em linha reta, há algum erro no alinhamento das rodas ou
na geometria das suspensões, que podem ser ocasionados por buracos ou outros
impactos. O problema também pode ser na caixa de direção devido a alguma batida
mais grave.
Em qualquer dos casos, é recomendado procurar auxílio
técnico de concessionárias ou centros automotivos especializados em suspensão,
pneus e rodas.
Fonte: Uol Carros (http://carros.uol.com.br/noticias/redacao/2015/05/25/conheca-cinco-sintomas-que-podem-indicar-um-carro-doente.htm)
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